Temática


TOURISM 2018 – Evento internacional sobre Turismo Sustentável pretende trazer a Portugal, especificamente à região do Alto Tâmega, especialistas internacionais em Turismo Sustentável para, em conjunto com os actores locais, reflectir sobre as linhas de orientação que moldam a actual tendência neste sector e que devam presidir ao futuro na região. No âmbito dos Sustainable Development Goals (SDGs) e sempre tendo em conta as referências da World Tourism Organization (UNTWO) importa olhar para este território e definir estratégias conducentes a resultados sustentáveis no médio e longo prazo. Num momento em que se discutem os benefícios/malefícios do incremento significativo da procura turística, numa região onde muito está ainda por realizar, é fundamental seguir caminhos seguros, evitar erros que podem ser aprendidos com outros exemplos, assumir inspiração em casos de sucesso e trilhar um rumo sólido, consequente e orientado.

Neste âmbito se convidam especialistas com longa prática, quer no âmbito académico quer na actuação de terreno, e se lhes pede que compartilhem a sua experiência e o seu saber, colocando-o ao serviço da região do Alto Tâmega e de todos os participantes neste evento. Convidam-se também os actores locais para partilharem as suas experiências e linhas de actuação. Aproveita-se a oportunidade para visitar o território e alguns dos seus pontos de maior actractividade, podendo assim ser realizada reflexão sobre alguns exemplos concrectos.

Tourism 2018 é um evento de acesso gratuito, sujeito a registo prévio, destinado à participação institucional e individual.